quarta-feira, 23 de maio de 2018

Suzuki S-Cross: sistema "micro-híbrido" e motor turbodiesel na Índia, enquanto no Brasil tem só motores a gasolina com start/stop

Um daqueles modelos que tem seus méritos mas acaba sendo pouco difundido no mercado brasileiro é o Suzuki S-Cross. Atualmente oferecido com um motor de 1.6L naturalmente aspirado com injeção convencional e um turbo de 1.4L com injeção direta, ambos a gasolina e com sistema start/stop, está vindo para o Brasil só com câmbio automático, e com o motor turbo há a opção por tração 4X4 (mas sem a "reduzida" que o habilitaria a ser equipado com um motor Diesel no Brasil sem problemas). A situação do modelo na Índia é muito diferente, onde é oferecido com um motor turbodiesel de 1.3L produzido sob licença da Fiat, câmbio manual e tração somente dianteira, mas recentemente passou a usar um sistema batizado de "Smart Hybrid" pela Maruti Suzuki indiana. Para quem se acostumou a ver híbridos com câmbio automático ou mesmo sem um câmbio propriamente dito, soa intrigante que se aplique alguma tecnologia híbrida junto ao manual. No entanto, o sistema usado nas versões de fabricação indiana é do tipo BAS-Hybrid e se vale de um alternador que também opera como motor de arranque acoplado ao motor principal por meio de correia (Belted Alternator-Starter), responsável não apenas por fornecer energia elétrica para os sistemas embarcados e dar a partida no motor mas também prover uma reserva de torque em situações que assim o requeiram. Não deixa de ser um sistema bastante simples e efetivamente funcional para melhorar a economia de combustível, e cuja aplicabilidade se mostra portanto adequada também a uma integração com o Diesel e com o câmbio manual, e portanto serve de pretexto para objeções às tentativas de apontar os híbridos como um antagonista para o Diesel.

4 comentários:

  1. Lo más curioso es que en India ese auto es considerado la alta gama de Maruti Suzuki, aún que le falte una transmisión automatica.

    ResponderExcluir
  2. Já é um carro que eu quase não vejo na rua mesmo morando em São Paulo, mas se viesse para o Brasil sem câmbio automático não iria valer a pena nem desembarcar do navio e mandar de volta lá para a Hungria. Todos que tem algum carro desse tipo que eu conheço compram só se tiver o câmbio automático.

    ResponderExcluir
  3. Esse sistema já podia ser usado se não em todos os carros na grande maioria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes eu considerava mais provável que os sistemas híbridos fossem mais recomendáveis só para veículos com câmbio automático ou automatizado, mas depois que a Maruti Suzuki começou a usar esse sistema só com câmbio manual fica fácil deduzir que poderia quebrar o galho até nos "populares" brasileiros.

      Excluir

Seja bem-vindo e entre na conversa. Por favor, comente apenas em português, espanhol ou inglês.

Welcome, and get into the talk. Please, comment only either in Portuguese, Spanish or English.


- - LEIA ANTES DE COMENTAR / READ BEFORE COMMENT - -

Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html