quarta-feira, 16 de maio de 2018

Rápida reflexão: até que ponto o gerenciamento eletrônico deixou os motores Diesel modernos menos confiáveis?

É muito comum ouvir alegações de que os motores Diesel antigos com controle totalmente mecânico do sistema de combustível seriam invariavelmente mais confiáveis que os motores modernos dotados de gerenciamento eletrônico. De fato, a relativa facilidade para fazer reparos simples e diagnósticos sem precisar recorrer a auxílios eletrônicos ainda tem seu valor num país com dimensões continentais onde persiste uma discrepância na disponibilidade de assistência técnica qualificada. Mas daí a servir como pretexto para fomentar a desconfiança quanto à eletrônica embarcada é outra história...

Naturalmente, a massificação do gerenciamento eletrônico nos motores Diesel veiculares veio junto a outras mudanças como um aumento na participação da injeção direta em veículos leves, bem como a diferentes formulações do óleo diesel convencional visando o enquadramento em normas de emissões mais rigorosas. Nesse aspecto, tanto o teor de enxofre quanto o índice de cetano que serve para medir a intensidade de propagação da chama nas câmaras de combustão passam a ter maior relevância para assegurar o bom funcionamento dos motores, tendo em vista uma eventual suscetibilidade que certos componentes metálicos do sistema de combustível possam ter à corrosão em contato com compostos de enxofre e os problemas que uma queima menos completa possa acarretar devido à velocidade mais alta do processo de combustão num motor de injeção direta. Logo, se a maior resiliência ao uso de combustíveis com uma especificação inferior possa ser vista como um mérito dos motores antigos, creditá-la tão somente à injeção mecânica é apenas uma meia-verdade.

Outro ponto a ser levado em consideração é a resistência a condições ambientais mais severas, como a umidade ao transpor trechos alagados e enlameados. Em comparação aos motores de ignição por faísca, o Diesel historicamente levava vantagem por não depender de um sistema elétrico de ignição que viria a necessitar de uma maior estanqueidade para impedir a penetração da umidade e eventuais fugas de corrente ou que a centelha pudesse ser conduzida fora do ponto dentro de um distribuidor, mas a atual prevalência da eletrônica em estado sólido e das ignições estáticas sem distribuidor tem diminuído tal deficiência, ainda que o Diesel permaneça levando vantagem por não necessitar do sistema elétrico de ignição cujas bobinas de alta tensão ainda são particularmente vulneráveis (especialmente quando não se trata do sistema coil-near-plug que as traz individualizadas e incorporadas aos cabos de vela). Como seria de se esperar, dada a popularização mais tardia dos sistemas de gerenciamento eletrônico em motores Diesel, muito do que foi sendo compreendido a partir de uma introdução da eletrônica nos motores de ignição por faísca acabou servindo de base para uma melhor compreensão de como os fatores ambientais poderiam afetar o funcionamento do motor e as medidas necessárias para mitigar tais riscos quando a aplicabilidade da eletrônica foi estendida ao Diesel.

Há de se ter em vista também a questão das interferências eletromagnéticas entre o gerenciamento eletrônico dos motores e todos os outros sistemas eletrônicos tanto a bordo do veículo quanto em aplicações tão distintas quanto um celular ou um dispositivo médico. Nesse caso, vale destacar a experiência com blindagem eletromagnética para sistemas elétricos de ignição que foi essencial para assegurar o adequado funcionamento dos sistemas de comunicação e navegação na época que predominavam na aviação os grandes motores radiais movidos a gasolina, e ainda hoje ganha espaço com a crescente popularização do sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control - Controle de Motor Digital com Autoridade Plena) tanto em aviões com motor convencional quanto nos que usam turbinas a gás. Portanto, um eventual temor quanto ao efeito dos "pulsos eletromagnéticos" sobre os sistemas de gerenciamento eletrônico aplicáveis aos motores Diesel automotivos modernos já não se justifica tanto...

Não se pode ignorar que o elevado nível de precisão obtido com o gerenciamento eletrônico é essencial para atender aos limites de emissões cada vez mais restritivos, bem como um melhor ajuste a oscilações nas condições de carga de modo a evitar danos ao próprio motor. Também é justo frisar que a eletrônica viabiliza uma maior integração com dispositivos de segurança modernos como os controles de tração e estabilidade, e proporcionar transições mais suaves no funcionamento de sistemas híbridos elétricos e a combustão. Enfim, além de não acarretar em prejuízos à confiabilidade dos motores Diesel modernos, o gerenciamento eletrônico oferece outros benefícios que o tornam ainda mais relevante.

3 comentários:

  1. Ontem mesmo eu vi 2 colegas da escola numa discussão bem exagerada por causa dos motores que os carros dos pais deles tem. Um deles é mais fã de motor antigo, mas o outro não parava de se gabar de conseguir acessar até a central eletrônica do motor mais moderno só com o celular e um cabo.

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    1. La tecnologia de control digital ha creado nuevas posibilidades, sobretodo a la performance, pero creía yo que los motores con inyección mecánica aún van seguir encuentrando su espacio en operaciones pesadas por más unos buenos años hazta que los chatarrizen no por problemas de motor pero del chasis y carrozado de los vehículos que los lleven.

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    2. Hay quien saca los motores de unos autos viejitos de Mercedes-Benz para adaptar en camionetas chicas más modernas.

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Nem sempre é viável manter as relações de marcha originais após converter um veículo para Diesel, em função dos regimes de rotação diferenciados. Portanto, uma alteração das relações de diferencial ou até a substituição do câmbio podem ser essenciais para manter um desempenho adequado a todas as condições de uso e a economia de combustível.

It's not always viable to retain the stock gear ratios after converting a vehicle to Diesel power, due to different revving patterns. Therefore, some differential ratio or even an entire transmission swap might eventually be essential to enjoy a suitable performance in all driving conditions and the fuel savings.

Mais informação sobre relações de marcha / more info about gear ratios
http://dzulnutz.blogspot.com/2016/03/relacao-de-marcha-refletindo-sobre.html